Seguro viagem – 10 dicas para você ficar protegido em suas férias!!!

Vejamos por que o Seguro Viagem se tornou imprescindível para sua viagem

Devido à alta do setor turístico, muito mais pessoas estão viajando ao exterior e consequentemente há também um aumento no número de acidentes, de acordo com dados apresentados pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). A pouco tempo assistimos a um acidente com balão envolvendo três turistas brasileiros na Capadócia (Turquia), porém para pessoas envolvidas com o turismo o que chama a atenção é a importância dos seguros de viagem, um produto  ainda menos conhecido do consumidor nacional do que outras modalidades.

Quando planeja suas férias, a maioria das pessoas não quer ficar pensando em coisas desagradáveis que podem acontecer durante a viagem. O Seguro Viagem Internacional é uma medida de prevenção que pode diminuir os transtornos de eventos como o extravio de bagagens ou a contração de alguma doença, ou até casos piores, como um acidente fatal, que pode gerar custos altíssimos de traslado.

O Seguro Viagem pode cobrir até translado de corpo em caso de morte no exterior

O seguro viagem pode ser contratado com um corretor ou em agências de viagem. Os preços variam de acordo com o tipo de cobertura e a idade do contratante. Para quem pretende viajar, relacionamos 10 dicas para quem pretende adquirir este famigerado seguro:

1 – Leia muito bem todos os itens da apólice de seu seguro viagem:

Estes itens podem variar muito. Os seguros mais básicos apenas oferecem um valor em dinheiro por morte ou invalidez acidental e ressarcimento limitado por gastos médicos. Outros serviços, como cobertura para perda e extravio de bagagem, custeio de traslados em caso de acidente ou morte, e assistência no exterior, podem estar incluídos ou não.

2 – Antes de contratar o seguro viagem verifique se seu cartão de crédito já não oferece esse serviço gratuitamente.

Muitos cartões têm esse serviço gratuito para todos os clientes, porém é interessante analisa-los, tendo em vista serem um seguro muito básico. Por isso, é importante pedir à operadora do cartão a apólice do seguro oferecido e, caso a cobertura não seja considerada suficiente, refletir se é necessário contratar outro plano separadamente.

Seguro Viagem

3 – Cuidado com o seguro viagem internacional contratado no exterior.

Eles podem ser comprados pela internet e, em muitos casos, podem ser mais em conta que os nacionais. Porém precisamos avaliar se a seguradora é confiável bem como seus antecedentes.

4 – Não omita riscos relevantes.

Se vai viajar e já sabe que vai praticar alguma atividade mais arriscada, como, por exemplo, passear de balão, avise ao corretor para que procure um seguro adequado à sua viagem. Claro que, quanto mais o contratante se expuser a riscos, mais alto será o preço do seguro viagem Europa. No entanto, se alguma informação importante for omitida, a seguradora pode criar complicações posteriormente, alegando que a contratação não foi feita de boa-fé.

5 – Esqueceu de fazer o seguro antes de partir? 

Ainda é possível entrar em contato com a agência de viagem ou seu corretor, mesmo quando já em viagem. Mas lembre-se de avisar que já está se deslocando, pois isso precisa ser discriminado. Do contrário, caso seja necessário acionar o seguro de viagem, pode parecer que ele foi feito depois que algum problema foi constatado.

6 – Se você alugar um automóvel faça também o seguro do veiculo.

Conforme dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) a maioria dos casos de acidentes que chegam às seguradoras envolvendo turistas brasileiros no exterior estão relacionados à condução de automóveis e o seguro viagem internacional não cobre eventuais danos com terceiros.

7 – Mesmo quem possui uma assistência médica e um Seguro de Vida deve fazer um Seguro Viagem Internacional:

A assistência médica e o seguro de vida têm uma abrangência nacional e não estão cobertos em outros países, fato que reforça a importância da contratação de um seguro viagem.

8 – Durante a viagem mantenha o cartão do seguro sempre com você.

Lembre-se que para sua segurança, é imprescindível que o cartão do seguro fique com você. Por outro lado, as passagens e outros documentos, devem ser guardados no hotel.

9 – Para não ter problemas durante a viagem verifique os seguintes pontos antes de embarcar:

Um telefone direto para emergências(confirme se o atendimento será em português), pesquise na internet os hospitais e clínicas na região da viagem para saber para onde ir e informe-se sobre o reembolso.Seguro Viagem

10 – Mesmo observando todas essas dicas e ocorrendo algum problema com o seguro:

O turista deve primeiro buscar a ouvidoria da seguradora. Se a situação não se resolver, o órgão a ser procurado é a Superintendência de Seguros Privados (Susep), no telefone 0800 021 8484 ou pelo site: www.susep.gov.br.

Viajar é uma experiência incrível, por isso, para aproveitar tudo o que novas culturas podem oferecer, informe-se o máximo que puder sobre exigências, seguros e obrigatoriedades antes de fazer as malas. Desta forma, você estará protegido em casos de emergência e poderá aproveitar sua viagem muito mais tranquilo.

Portanto, não dê chances ao azar! Faça um seguro viagem pelo período total da viagem, e fique despreocupado.

fonte:

www.cnseg.org.br/fenaprevi/

www.G1.globo.com

Você também pode gostar destes artigos:

 

Seguro viagem – 10 dicas para você ficar protegido em suas férias!!!
5 (100%) 12 votes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 thoughts on “Seguro viagem – 10 dicas para você ficar protegido em suas férias!!!

  1. Gostei das dicas, mas será que preciso fazer mesmo o seguro para viagem nacional?
    O corretor disse que sim, o que vc acha deste assunto?

    1. Para viagens nacionais, só não aconselhamos aos viajantes fazem um seguro viagem caso possuam um plano de saúde com abrangência nacional.

  2. Pingback: Seguro Viagem - Seguradoras habilitadas e coberturas imprescindíveis -Seu Seguro Viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *