Seguro viagem – 10 dicas para você ficar protegido em suas férias!!!

Vejamos por que o Seguro Viagem se tornou imprescindível para sua viagem

Devido à alta do setor turístico, muito mais pessoas estão viajando ao exterior e consequentemente há também um aumento no número de acidentes, de acordo com dados apresentados pela FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). A pouco tempo assistimos a um acidente com balão envolvendo três turistas brasileiros na Capadócia (Turquia), porém para pessoas envolvidas com o turismo o que chama a atenção é a importância dos seguros de viagem, um produto  ainda menos conhecido do consumidor nacional do que outras modalidades.

Quando planeja suas férias, a maioria das pessoas não quer ficar pensando em coisas desagradáveis que podem acontecer durante a viagem. O Seguro Viagem Internacional é uma medida de prevenção que pode diminuir os transtornos de eventos como o extravio de bagagens ou a contração de alguma doença, ou até casos piores, como um acidente fatal, que pode gerar custos altíssimos de traslado.

O Seguro Viagem pode cobrir até translado de corpo em caso de morte no exterior

O seguro viagem pode ser contratado com um corretor ou em agências de viagem. Os preços variam de acordo com o tipo de cobertura e a idade do contratante. Para quem pretende viajar, relacionamos 10 dicas para quem pretende adquirir este famigerado seguro:

1 – Leia muito bem todos os itens da apólice de seu seguro viagem:

Estes itens podem variar muito. Os seguros mais básicos apenas oferecem um valor em dinheiro por morte ou invalidez acidental e ressarcimento limitado por gastos médicos. Outros serviços, como cobertura para perda e extravio de bagagem, custeio de traslados em caso de acidente ou morte, e assistência no exterior, podem estar incluídos ou não.

2 – Antes de contratar o seguro viagem verifique se seu cartão de crédito já não oferece esse serviço gratuitamente.

Muitos cartões têm esse serviço gratuito para todos os clientes, porém é interessante analisa-los, tendo em vista serem um seguro muito básico. Por isso, é importante pedir à operadora do cartão a apólice do seguro oferecido e, caso a cobertura não seja considerada suficiente, refletir se é necessário contratar outro plano separadamente.

Seguro Viagem

3 – Cuidado com o seguro viagem internacional contratado no exterior.

Eles podem ser comprados pela internet e, em muitos casos, podem ser mais em conta que os nacionais. Porém precisamos avaliar se a seguradora é confiável bem como seus antecedentes.

4 – Não omita riscos relevantes.

Se vai viajar e já sabe que vai praticar alguma atividade mais arriscada, como, por exemplo, passear de balão, avise ao corretor para que procure um seguro adequado à sua viagem. Claro que, quanto mais o contratante se expuser a riscos, mais alto será o preço do seguro viagem Europa. No entanto, se alguma informação importante for omitida, a seguradora pode criar complicações posteriormente, alegando que a contratação não foi feita de boa-fé.

5 – Esqueceu de fazer o seguro antes de partir? 

Ainda é possível entrar em contato com a agência de viagem ou seu corretor, mesmo quando já em viagem. Mas lembre-se de avisar que já está se deslocando, pois isso precisa ser discriminado. Do contrário, caso seja necessário acionar o seguro de viagem, pode parecer que ele foi feito depois que algum problema foi constatado.

6 – Se você alugar um automóvel faça também o seguro do veiculo.

Conforme dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) a maioria dos casos de acidentes que chegam às seguradoras envolvendo turistas brasileiros no exterior estão relacionados à condução de automóveis e o seguro viagem internacional não cobre eventuais danos com terceiros.

7 – Mesmo quem possui uma assistência médica e um Seguro de Vida deve fazer um Seguro Viagem Internacional:

A assistência médica e o seguro de vida têm uma abrangência nacional e não estão cobertos em outros países, fato que reforça a importância da contratação de um seguro viagem.

8 – Durante a viagem mantenha o cartão do seguro sempre com você.

Lembre-se que para sua segurança, é imprescindível que o cartão do seguro fique com você. Por outro lado, as passagens e outros documentos, devem ser guardados no hotel.

9 – Para não ter problemas durante a viagem verifique os seguintes pontos antes de embarcar:

Um telefone direto para emergências(confirme se o atendimento será em português), pesquise na internet os hospitais e clínicas na região da viagem para saber para onde ir e informe-se sobre o reembolso.Seguro Viagem

10 – Mesmo observando todas essas dicas e ocorrendo algum problema com o seguro:

O turista deve primeiro buscar a ouvidoria da seguradora. Se a situação não se resolver, o órgão a ser procurado é a Superintendência de Seguros Privados (Susep), no telefone 0800 021 8484 ou pelo site: www.susep.gov.br.

Viajar é uma experiência incrível, por isso, para aproveitar tudo o que novas culturas podem oferecer, informe-se o máximo que puder sobre exigências, seguros e obrigatoriedades antes de fazer as malas. Desta forma, você estará protegido em casos de emergência e poderá aproveitar sua viagem muito mais tranquilo.

Portanto, não dê chances ao azar! Faça um seguro viagem pelo período total da viagem, e fique despreocupado.

fonte:

www.cnseg.org.br/fenaprevi/

www.G1.globo.com

Você também pode gostar destes artigos:

 

Seguro viagem – 10 dicas para você ficar protegido em suas férias!!!
5 (100%) 12 votes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Equipe SeuSeguroViagem.com

Add your Biographical Info and they will appear here.

17 Comments
Sérgio

Gostei das dicas, mas será que preciso fazer mesmo o seguro para viagem nacional?
O corretor disse que sim, o que vc acha deste assunto?

Reply
JR

Para viagens nacionais, só não aconselhamos aos viajantes fazem um seguro viagem caso possuam um plano de saúde com abrangência nacional.

Reply
Seguro Viagem - Seguradoras habilitadas e coberturas imprescindíveis -Seu Seguro Viagem

[…] 10 dicas para você contratar um seguro viagem e proteger suas férias […]

Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *