Extravio de bagagem – Só seu Seguro viagem pode te socorrer!!!

Extravio de bagagem – Um problema corriqueiro!

Atualmente o extravio de bagagem está sendo o problema mais comum que prejudica os viajantes, e tentando se eximir de arcar com esta despesa quase certa, algumas seguradoras afirmam ter cobertura para perda de bagagem, porém quando o viajante se vê nessa situação e tenta acionar a seguradora, ele descobre que na realidade a seguradora ira simplesmente  ajudá-lo a receber o reembolso que a companhia aérea terá que arcar, pois conforme consta no Código de defesa do consumidor, a partir do check-in, a empresa aérea fica responsável pelas malas do passageiro e em virtude de danos ou extravio das mesmas deve indenizá-lo; e conhecendo desta regulamentação, as seguradoras tentam iludir o viajante.

A forma correta de fazer um seguro viagem com cobertura para extravio de bagagem

Portanto, quando for contratar um seguro viagem, observe atentamente está clausula da cobertura referente o extravio de bagagem, pois deverá constar que a seguradora irá te reembolsar de um valor, além do valor reembolsável pela companhia aérea, caso sua bagagem seja furtada ou fique extraviada por mais de 24 horas, e dessa forma, ela te ajudará com os gastos prementes com aquisição de roupas e outros itens de primeira importância.

Extravio de bagagem

Seguro viagem ameniza perda de bagagem

Como sabemos que toda viagem demanda planejamento, reforçamos que todo viajante se aperceba da real necessidade de estar contratando um plano de seguro viagem, pois como dizemos sempre: a viagem é um momento único de descanso e realização de um sonho, portanto não deixe que nenhum contratempo, como um simples extravio de bagagem estrague sua viagem.

Lembrando que alguns seguros de viagem tem cobertura para extravio de bagagem ou atraso de bagagem, que lhe proporciona um valor a ser gasto para bens de primeira necessidade, e o seguro de bagagem lhe oferece uma compensação extra a da companhia aérea, e uma coisa imprescindível é observar os limites de cada cobertura de seu plano. 

Como a perda de bagagem está sendo um evento que tem ocorrido constantemente, listamos abaixo alguns procedimentos que devem ser seguidos para que o viajante seja rapidamente reembolsado:  

Informe a ocorrência de extravio de bagagem a companhia aérea

Assim que você constatar que suas malas foram extraviadas, você deve imediatamente registrar uma ocorrência no balcão da companhia aérea e em seções da Anac dentro do próprio aeroporto ou em até 15 dias após a data do desembarque. Para fazer a reclamação é preciso apresentar o comprovante do despacho da bagagem, por isso guarde-o sempre com você.

Informe a ocorrência de extravio também à seguradora de seu seguro viagem para que procedam seu reembolso.

Prazos solicitados pelas companhias aéreas:

Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o registro da ocorrência pode ser feito também por escrito em até 15 dias após a data de desembarque, inclusive se apenas houver dano, e não extravio, na bagagem.

Se em até 21 dias (em voos internacionais) ou 30 dias (em voos domésticos) a bagagem não for devolvida para o endereço informado pelo passageiro, a empresa aérea deverá indenizar ou reembolsar o passageiro prejudicado. Quando encontrada, a bagagem deve ser entregue em endereço informado pelo viajante.

Bagagem danificada

O viajante deve procurar a empresa aérea contratada logo que constatar o problema, se possível ainda na sala de desembarque. O comunicado por escrito pode ser feito em até 7 dias da data do desembarque.

Bagagem Furtada

Caso a bagagem seja furtada entre o despacho até o recebimento pelo passageiro, o viajante deve procurar a empresa aérea e comunicar o fato, além de providenciar o registro da ocorrência na polícia e informar sua seguradora.

Você também pode gostar destes artigos:

Extravio de bagagem – Só seu Seguro viagem pode te socorrer!!!
5 (100%) 15 votes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Equipe SeuSeguroViagem.com

Add your Biographical Info and they will appear here.

11 Comments
Conhecimentos avançados sobre o seguro de viagem -

[…] Este seguro deve oferecer, no mínimo, as coberturas básicas de morte acidental e/ou invalidez permanente, total ou parcial por acidente, podendo ser oferecidas outras coberturas, desde que as mesmas estejam  relacionadas com viagem, como, por exemplo, cobertura por perda, roubo ou extravio de bagagem. […]

Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *