Seguro viagem – Suas dúvidas respondidas

Tentando responder os diversos questionamentos apresentadas pelos nossos leitores, fizemos uma coletânea de perguntas e respostas sobre o seguro viagem, desde a sua contratação até o acionamento da seguradora.

Não tentando, com este breve artigo, esgotar o assunto, mas tentando sanar as principais dúvidas que existem sobre este seguro tão importante para quem quer fazer sua viagem despreocupado.

Abaixo listamos as 20 perguntas mais recorrentes sobre o seguro que irá proteger suas viagens:

Seguro viagem, respondendo as dúvidas mais frequentes:

A partir de quando começa valer a vigência do seguro viagem?

O seguro viagem começa a valer na data do início da viagem, informada pelo cliente, desde que o pagamento do mesmo já tenha sido efetuado.

  • Para as viagens com meio de transporte aéreo ou marítimo, a vigência inicia após a passagem do cliente pelo portão de embarque.
  • Para as viagens de ônibus, a vigência começa no momento do embarque do cliente.
  • Para viagens de carro ou moto, a vigência começa a partir de 100 Km de distância da residência do segurado.

Quanto tempo antes da viagem eu preciso contratar o seguro?

Você pode contratar o seguro viagem até o dia da viagem e até mesmo durante a viagem, porém, lembre-se de avisar sua seguradora que você já está se deslocando, pois isso precisa ser discriminado na apólice.

Existe alguma carência para o seguro viagem?

Não existe carência para nenhuma das coberturas e assistências.

Qual é o prazo que a seguradora têm para pagar a indenização?

A indenização será para em até 30 dias após a entrega da documentação.

Como devo proceder, caso haja necessidade de acionar o seguro?

O segurado deve entrar em contato com a assistência 24h, através dos telefones que constam no certificado, e solicitar as informações necessárias para a resolução do problema.

viagens internacionais

De que forma será prestado o serviço ao segurado?

Pode ser feito de duas formas:

  • Quando o cliente está em viagem e entra em contato com a assistência, que além de organizar o atendimento, também paga pelo serviço prestado ao cliente.
  • Quando o cliente não ligou para a assistência e pagou pelo serviço, poderá pedir reembolso quando retornar ao Brasil (para as coberturas de despesas médicas, odontológicas e remoção médica o reembolso só será válido em viagens internacionais).

Menores de idade podem fazer o seguro viagem?

Sim. O responsável pelo menor poderá contratar o plano individual, caso viaje sozinho, ou incluí-lo no plano familiar. Caso o menor não tenha CPF, deve ser informado o CPF do responsável.

Quais os documentos que receberei na contratação do seguro?

Você receberá o certificado com as coberturas do seu plano e o telefone da assistência 24hs.

Qual a diferença do seguro viagem familiar e o seguro viagem individual?

Plano individual é apenas para o segurado principal e no plano familiar estarão cobertos, além do segurado principal, o cônjuge e filhos, independentemente da quantidade, até 23 anos. No plano familiar cada segurado terá o capital total de cada cobertura.

Qual a diferença do plano anual e por período?

O plano anual foi feito para os clientes que fazem várias viagens ao ano, porém com o detalhe que estas viagens não ultrapassem 90 dias.

O plano por período é indicado para viagens em que o viajante sabe a data de ida e de retorno, pois nesse plano o período de cobertura será somente o indicado no certificado.

Para quem vai fazer um intercâmbio, qual o melhor plano?

Neste caso, você terá que contratar o plano por período, pois para o plano anual cada viagem deve durar no máximo 90 dias.

Ao contratar o plano anual, o cliente precisa informar a data e o local da viagem?

Não. O cliente deverá informar a data de início de vigência e o primeiro destino. Caso o primeiro destino ainda não tenha sido definido, o segurado poderá escolher o local mais provável. As demais localidades de outras viagens durante a vigência do seguro não precisam ser informadas.

Existe limite de viagens no plano anual? Quais os meios de transporte estão cobertos?

É possível viajar quantas vezes quiser e utilizar todos os meios de transporte coberto pelo seguro. Só não poderá ultrapassar 90 dias consecutivos em cada viagem.

Quando a cobertura de atraso da bagagem poderá ser solicitada?

Após 12 horas do atraso e se você não estiver retornando para sua residência.

Como é calculado o valor da bagagem furtada ou roubada?

O cálculo é feito por peso e não por itens contidos na bagagem.

A bagagem de mão está coberta pelo seguro?

Não. Haverá cobertura apenas para as bagagens que estão sob a responsabilidade da companhia transportadora (avião, trem, ônibus e navio).

Quando a viagem é de carro, há cobertura de bagagem?

Apenas se a bagagem for furtada ou roubada. Você deverá apresentar o boletim de ocorrência policial e informar quais os itens que estavam na bagagem.

Para quem está indo à Europa e pretende conhecer vários países, o seguro viagem dá cobertura em todos os países que passar?

Sim, o seguro viagem internacional cobre qualquer país dentro do período da viagem especificado na contratação do seguro, exceto o Brasil. Da mesma forma, o plano nacional cobre todos os estados dentro do Brasil.

Qualquer despesa farmacêutica será coberta pelo seguro?

Não. Será coberta apenas as despesas por orientação decorrentes de atendimento médico ou odontológico prestado durante a viagem.

Em caso de dúvida ou problema com o seguro, como devo proceder?

Em primeiro lugar, devemos buscar a ouvidoria da seguradora, e se a situação não se resolver, devemos procurar o órgão responsável pela fiscalização das seguradoras, a SUSEP (Superintendência de seguros privados), no telefone 0800 0218484.

Assista a seguir uma entrevista com a advogada do IDEC, Dra.Mariana Alves esclarecendo dúvidas de como contratar o seguro viagem e como resolver problemas junto à Seguradora:

                                  Você também pode gostar destes artigos:

Seguro viagem – Suas dúvidas respondidas
Avalie este artigo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *