Transporte de animais de estimação – Viaje com seu animalzinho

Os animais de estimação são muitas vezes mais solidários do que os amigos de muitas pessoas. Os companheiros peludos oferecem apoio emocional, como a maioria dos humanos raramente pode fazer. Especialmente para alguém que sofre aflição emocional, a presença de um animal de estimação tem um valor terapêutico significativo.

Esta minha observação não é uma observação baseada apenas no senso comum, mas também é reconhecida pela comunidade médica internacional. Os terapeutas geralmente recomendam às pessoas que sofrem de estresse agudo, ansiedade ou depressão que arrumem um animalzinho de estimação para currar estes males.

Cuidar do animal indefeso eventualmente traz as melhores qualidades humanas de uma pessoa , ajudando-o a encontrar a paz que o amor e o carinho podem trazer. Muitas pessoas que aceitaram o conselho dos seus terapeutas até se recusam a chamar seus animais de estimação como animais. Em vez disso, eles confessariam que, se não fosse por eles, com certeza já poderiam ter morrido.

Problemas de viagem

No entanto, a sociedade em geral ainda está confusa sobre aceitar esse vínculo de carinho entre um ser humano e um animal. Essa apatia se reflete em vários campos. Por exemplo, muitas vezes um dono de um animal de estimação tem que enfrentar problemas no aluguel de um bom apartamento por causa da política de não-animais promovida pelos condôminos (acredite, isto ainda acontece atualmente).

Da mesma forma, as viagens aéreas com animais de estimação também se tornam problemáticas , pois a maioria das companhias aéreas tendem a considerar até mesmo os cães ou gatos mais fofos como um incômodo! Este é realmente um grande problema, mas sempre há uma solução.

Você deve definitivamente procurar por aquelas companhias aéreas que consideram o transporte de animais como uma coisa fundamental em nossos dias e sabem que seu animalzinho já é da família, portanto é impossível viajar deixando alguém da família para trás.

Para facilitar sua vida, destacaremos abaixo algumas dicas que a maioria das companhias aéreas aceitam como verdadeiras. Porém, cabe lembrar que cada companhia aérea terá suas exigências distintas sobre este assunto, portanto é fundamental que você defina seu destino e separe quais companhias aéreas fazem este percurso para assim poder entrar em contato com as mesmas e questionar quais os procedimentos a adotar para o transporte de animais de estimação.

Documentos necessários para o transporte de animais de estimação:

Para começar é fundamental agendar com antecedência uma consulta com o médico veterinário para obter alguns dos documentos exigidos para o embarque e principalmente conferir ou vacinar seu animalzinho.

 com a antirrábica, pois é necessário que ele já esteja vacinado com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência ao embarque.

A maioria das companhias aéreas pedem os seguintes documentos:

  • Carteira de vacinação;
  • Certificado de inspeção veterinária (Atestado de saúde);
  • CZI – Certificado Zoossanitário Internacional (para voos internacionais).

Carteira de vacinação

Ela deve estar em dia, devendo o Médico Veterinário responsável descrever na carteira a data da aplicação da vacina antirrábica e sua validade, registrando ainda, seu carimbo e assinatura.

Outra coisa muito importante a considerar é que a vacina antirrábica deverá ter sido aplicada mais de 30(trinta) dias antes da viagem.

Certificado de inspeção veterinária (Atestado de Saúde)

O Certificado de inspeção veterinária, mais conhecido como atestado de saúde, deve ser emitido pelo Médico Veterinário responsável com data, carimbo e assinatura e é o documento que seu veterinário irá emitir falando que seu animal esta saudável e apto a viajar de avião.

Modelo do Atestado de Saúde

Caso você esteja viajando para fora do Brasil, este certificado terá uma validade de 03 (três) dias para a emissão do CZI pelo VIGIAGRO (ou seja, ele deve ter sido emitido pelo veterinário até no máximo três dias antes da entrada na papelada do CZI numa unidade do Vigiagro).

CZI – Certificado Zoossanitário Internacional (para voos internacionais)

Para as viagens internacionais, é preciso obter o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), emitido pelo Ministério da Agricultura – VIGIAGRO localizado nos portos, aeroportos e fronteiras. O CZI deve estar em conformidade com as exigências sanitárias do país de destino.

Abaixo relaciono os telefones das unidades VIGIAGRO de cada estado para você se informar melhor sobre este documento:

Telefone da unidade VIGIAGRO em cada estado:
AM –  Vigiagro Aeroporto de Manaus (92) 3652-1221
AL  –  Vigiagro Aeroporto de Maceio (82) 3026-5200
BA  – Vigiagro Aeroporto de Salvador (71) 3252-4821
CE  – Vigiagro Aeroporto de Fortaleza (85) 3392-1635 / 3392-1636
DF –  Vigiagro Aeroporto de Brasília (61) 3364-9520 / 3364-9521
MG – Vigiagro Aeroporto de Confins (31) 3689-2515 / 3689-2188
MS – Vigiagro Aeroporto Campo Grande (67) 3041-9383
PA –  Vigiagro Aeroporto de Belém (91) 3257-5017 / 3257-0647
PR – Vigiagro Aeroporto de Curitiba (41) 3381-1299
PE – SVA Aeroporto de Recife (81) 3322-4275
RJ – SVA Aeroporto do Rio de Janeiro (21) 3398-3169 / 3398-3773
RN – Vigiagro Aeroporto de Natal (84) 3087-1318
RS – Vigiagro Aeroporto de Porto Alegre (51) 3371-4515
SC – Vigiagro Aeroporto de Florianópolis (48) 3236-0741 / 3331-4109
SP – SVA Aeroporto de Guarulhos (11) 2445-3683

Uma coisa interessante que julgo importante frisar é que o CZI tem validade determinada entre 5 a 10 dias, conforme o país de destino e ele só é válido para sair do país e não para voltar, portanto no retorno para casa, é necessário procurar o órgão responsável para pegar outro CZI.

Transporte de animais de estimação na cabine

Para a segurança do seu animal de estimação, ele não pode viajar sedado. As caixas de transporte não podem ter rodas e para eles poderem ser levados com você na cabine, debaixo de sua poltrona, ele precisa ter, junto com a caixa de transporte, no máximo 10 quilos.

As dimensões da caixa de transporte vão varear de companhia para companhia, mas em média será assim:

Para garantir o conforto e segurança de seu animal de estimação, ele deverá ficar durante todo o voo, dentro da caixa de transporte. Seu bichinho deve poder caber com conforto na caixa e mover-se sem problemas lá dentro. O peso máximo permitido é de 10 kg, considerando a soma do peso do animal e da caixa de transporte (pode variar de companhia aérea).

Transporte de animais de estimação no compartimento de cargas

Normalmente as Companhias Aéreas falam que o transporte de animais de estimação de grande porte deve ser feito exclusivamente junto à bagagem, onde seu animal de estimação estará completamente seguro, contudo existem controvérsias, pois já ocorreram diversos casos de morte em voos. Desta forma, aconselho que, caso seu animalzinho não dê para embarcar com você na cabine é melhor que ele não vá, exceção para casos realmente necessários.

Veja mais dicas assistindo este vídeo:

Você também pode gostar destes artigos:

 

Transporte de animais de estimação – Viaje com seu animalzinho
5 (100%) 15 votes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.