Pergunta sobre seguro viagem

Quando o Seguro Saude não é necessário?

Seguro Saude: Você já parou para pensar que atualmente, tanto nos telejornais como também na internet (inclusive eu), só se fala da indispensável necessidade de contratar um plano de Seguro Saude Internacional para qualquer viagem que iremos realizar ao exterior, tanto a lazer como a trabalho.

Pois é,  talvez até sendo um tanto ambíguo, hoje trarei para vocês uma visão diferente sobre o Seguro Saude; talvez indo de encontro a alguns corretores, que conforme falam, presando pela segurança de seus clientes, não deixam que viajem sem um pomposo plano de Seguro Saude.

Cabe deixar claro que não pretendo discordar da necessidade de um seguro para sua proteção e para proteção de sua família em viagem, mas apenas mostrar que existem viagens que não somos obrigados a adquirir um seguro saúde.

Existem muitas situações de viagens que o seguro viagem se torna desnecessário. Nestas situações, ter contratado o seguro viagem simplesmente significa que você está mais seguro e ninguém gosta de perder dinheiro dessa forma.

Mas antes de mostrar como economizar não contratando um seguro viagem, me responda por que contratamos um plano de seguro saude?

Seguro Saude

Muitas vezes o agente de viagem nos dá várias razões para que façamos um Seguro Saude, porém esta é uma decisão pessoal, mas infelizmente todos nos possuímos uma forte tendência a supervalorizar a opinião de nosso agente de viagens, contudo, quero deixar claro que a decisão de comprar um seguro viagem se resume a dois fatores principais:

  • Risco financeiro:
    • Perda de dinheiro devido a viagens canceladas;
    • Viagens interrompidas;
    • Extravio de bagagens;
    • Atraso no embarque.
  • Preocupações médicas:
    • Despesas médicas com internações;
    • Despesas hospitalares;
    • Despesas farmacêuticas;
    • Despesas odontológicas.

Dessa forma relacionamos duas situações em que o seguro saude (talvez) não seja necessário:

1. Viagens domésticas de última hora:

Se você está embarcando em  uma viagem de última hora dentro do Brasil, você provavelmente não precisará de um Seguro saude.

Desde que você pague todas as despesas com o seu cartão de crédito, caso ocorra qualquer problema e a companhia aérea ou a agência não queira de reembolsar, você poderá recorrer à financeira do cartão para fazê-lo.

E uma vez que você esteja dentro do Brasil, seu plano de saúde irá cobrir quaisquer situações de emergência médica, desde que ele seja de cobertura nacional, contudo se seu plano não oferecer a cobertura nacional, vale a pena consultar a operadora sobre o custo de se aumentar a abrangência territorial do plano e posteriormente comparar com o preço cobrado pela Seguradora para verificar qual compensa mais.

Comprar um seguro saude lhe daria cobertura para perda de bagagem e atrasos de viagens, porém estas coberturas sozinhas podem não valer a pena o custo de um plano de seguro viagem, visto serem cobertas também pela companhia aérea, pois conforme consta no Código de Defesa do Consumidor, a partir do check-in, a empresa aérea fica responsável pelas malas do passageiro e em virtude de danos ou extravio das mesmas deve indenizá-lo. O seguro apenas dá uma vantagem extra ao consumidor, por já receber um valor no ato para os primeiros gastos pessoais, para depois ser reembolsado pela companhia aérea.

2. Compra de pacotes de Viagens domésticas:

Se você comprar um supereconômico pacote de viagem, aonde irá se hospedar com os membros de sua família, você não tem muito dinheiro em risco, portanto, a meu ver você não tem muito a segurar. Lembrando que é de fundamental importância que você tenha um plano de Seguro Saúde de abrangência nacional para quaisquer emergências médicas que por ventura você precisar.

Conforme dissemos acima, comprar um seguro saude lhe daria cobertura para perda de bagagem e atrasos de viagens, porém estas coberturas sozinhas podem não valer a pena o custo de um plano de seguro.

Outro detalhe importante a se observar é que tanto no primeiro caso que é uma viagem doméstica em caráter de urgência ou na compra do pacote de viagem, o viajante não precisará cancelar a viagem de forma nenhuma, pois caso precise deverá arcar com as despesas abusivas cobradas, em especial pelas companhias aéreas, com a remarcação da passagem. E por outro lado, contratando um seguro viagem que tenha a cobertura para cancelamento de viagem, você terá direito de receber integralmente o valor pago pela viagem e pode ser acionado em 24 casos diferentes de imprevistos, tais como: doenças, gravidez, aprovação em concurso público, entrevistas de emprego, desemprego e cancelamento do casamento.

Agora apresentaremos uma situação em que você deve sempre comprar um Seguro Saude:

Seguro Saude Internacional
Para viajar o mundo contrate o Seguro Saude Internacional

Se você está indo viajar para o exterior, você sempre deve contratar um plano de Seguro Saude Internacional, que tenha pelo menos  estas três coberturas básicas:

  • Assistência médica em caso de acidente;
  • Assistência médica em caso de doença;
  • Seguro de morte acidental.

Estas coberturas estão incluídas praticamente em todos os planos de seguro saude, mas convém você verificar os valores cobertos, pois é fundamental que seja um valor médio para cobrir realmente as despesas no destino que você estiver.

Para ampliar seu leque de possibilidades, listamos também algumas coberturas complementares que nem todos os planos oferecem, mas que, dependendo da região que você irá visitar, talvez seja interessante contratar:

COBERTURAS COMPLEMENTARES

  • Repatriação sanitária;
  • Repatriação funerária;
  • Reembolso de bagagem extraviada;
  • Gastos por atraso ou cancelamento de voo;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Despesas odontológicas;
  • Assistência jurídica, fiança e despesas legais;
  • Invalidez por acidente;
  • Atraso e cancelamento de voo;
  • Prorrogação de estada;
  • Cancelamento ou interrupção da viagem;
  • Entre outras.

 

Assista a dois vídeos onde um especialista dá dicas para você contratar corretamente seu seguro viagem:

 

Veja mais artigos sobre o assunto:

Quando o Seguro Saude não é necessário?
5 (100%) 4 votes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.